Fundadores Movimento Lareira

 

F
rei Hugolino Pedro Becker, Nasceu em Wolfenaker, na Alemanha, no dia 18 de Abril de 1911. Até 1970 vinham muitos missionários da Alemanha para as missões aqui na américa e no Brasil. E entre eles Frei Hugolino. “O nome dele era pronunciado com muita reverência por todos os freis porque foi o padre mestre no Noviciado Franciscano durante 23 anos. Ele era uma testemunha viva de tudo quanto pensava, falava e fazia; seu jeito de viver, de rezar e ensinar revelava a todos sua grande comunhão com Deus.” 

Três pilares ele destacava: a formação, a espiritualidade e a organização em tudo. Sua bondade e sua paciência o tornaram procurado por muitos. Pelo seu modo de agir, incentivava a todos a ver sempre e em tudo a grandeza e o poder Deus. Foi um dos fundadores do Movimento Jornada Jovem e do Movimento de Lareira. Em virtude do crescimento destes movimentos, ele dizia: “Graças a Deus e ao Espírito Santo que nos deram a Jornada e a Lareira, eu me sinto cada vez mais feliz. 



Frei Álido Rosá, Nasceu no dia 08 de Junho de 1938, em São Bento, Santa Catarina. Fez sua profissão solene em 1º de Agosto de 1966 e foi ordenado sacerdote em 16 de Dezembro de 1967. Fez Teologia Pastoral em 1968 e foi trabalhar como vigário auxiliar em Lages, com Frei Hugolino, até fins de 1973.

Em 1972, Frei Álido e Frei Hugolino fundaram a Jornada Jovem (JJ) da Paróquia Nossa Senhora do Navio, em Lages, Santa Catarina. Frei Álido convive com os índios Guaranis-Kaiowa, na Aldeia Ywy Katu. Ele percorre trinta aldeias ao longo do estado Mato Grosso do Sul. 

Frei Álido, mesmo não estando inserido diretamente nas pastorais e movimentos da Igreja, acompanha, na medida do possível, o Movimento de Lareira e Jornada Jovem. Ele faz visitas e palestras orientando e incentivando os movimentos que ele fundou, procurando inseri-los e integrá-los sempre na Pastoral Familiar, responsáveis pelas pequenas comunidades e outras pastorais e movimentos da paróquia.