Projeto Paroquial Caritativo Social

CONSTRUÇÃO DE CASAS POPULARES PARA BENEFICIAR FAMILIAS CARENTES COM ALUGUEL SOCIAL NA CAPELA SANTA PAULINA

 

Este projeto visa construir a quantidade de casas que o terreno permitir (entre 15 a 21 casas populares e se possível conjugadas) no terreno anexo a CAPELA SANTA PAULINA (o terreno mede aproximadamente 3.600,00 mts2) para beneficiar famílias carentes em São Joaquim/SC com aluguel social razoável a realidade desta porção de terra.

           

Serão CASAS DE TRANSIÇÃO.

 

A Paróquia de São Joaquim pertence à Diocese de Lages (SC) tendo como nosso bispo diocesano Dom Guilherme Antônio Werlang. Com muita dificuldade a Capela Santa Paulina foi construída e ainda hoje não foi acabada. O terreno ao lado da capela está ocioso e até hoje cresce todo tipo de mato com todo tipo de efeito da natureza.

Através deste projeto caritativo/social juntamente com o projeto religioso “Evangelizar todos com toda a Igreja” a paróquia de São Joaquim está se motivando para, se possível construir três (03) casas por ano da seguinte forma:

 

1 – Através de 5% do dizimo mensal (matriz) e juntamente com a PASTUR (Pastoral do Turismo) possa-se construir uma casa por ano;

 

2 – Motivar a comunidade paroquial através de doações, campanhas, eventos para arrecadar fundos para construir uma casa por ano;

 

3 – Motivar uma empresa, ou empresário(s) de São Joaquim ou além terras e mar para subsidiar a construção de uma casa por ano;

 

Assim sendo, com a graça do Senhor e a intercessão de santa Paulina possam-se construir três (03) casas por ano e em sete (07) anos serão construídas as vinte e uma (21) casas beneficiando vinte e uma (21) famílias.

As casas serão construídas em alvenaria, com 02 ou 03 quartos, 01 sala e cozinha conjugada, 01 banheiro social, 01 quintal pequeno nos fundos, 01 pequeno jardim frontal.

O terreno continuará sendo da Paróquia e o aluguel será revertido para a reforma da Capela Santa Paulina que está necessitando de reparos e para a manutenção das próprias casas.

O valor do aluguel será simbólico, é para ajudar/beneficiar famílias carentes. Cada caso será avaliado particularmente no seu contexto. O aumento do aluguel será anual e gradativo. Após um ano morando na casa será feito uma avaliação para constatar se família tem condições de alugar outra casa na cidade. Os contratos dos alugueis serão feitos com o escritório de advocacia da diocese de Lages.

As CASAS DE TRANSIÇÃO serão geridas pela paróquia de São Joaquim, pelos dois Conselhos Pastorais Comunitários (C.P.C. da matriz e da Capela santa Paulina) e em parceria com a assistência social do município que possui larga experiência no assunto.

Após terraplanagem, topografia, planta e a parte burocrática estiver pronta poderá se iniciar a construção da primeira casa. E é com alegria que partilhamos que A PRIMEIRA CASA já foi doada e está aguardando somente os tramites legais para iniciar a construção.

 

Os passos estão sendo dados.

 

Acompanhe conosco esta missão com as fotos abaixo e se puder ajude.

 

Dizia um grande santo – “Sejas bom se puderes” (São Felipe Neri).

 

Deus abençõe.

        

                             Foto 01: Capela Santa Paulina e Salão Paroquial

  

                                                          Foto 02: Rua da Capela Santa Paulina

 

  Foto 03: Frente precisando de reparo

                                                       
                                                                   Foto 04: Lateral da Capela precisa de acabamento e reparo

   Foto 05: Terreno da Capela onde serão construídas as Casas de Transição


ANDAMENTO E ENCAMINHAMENTO DO PROJETO CARITATIVO / SOCIAL


No 23/02/2021 foi realizado, na casa episcopal, a reunião da equipe de formadores da Diocese de Lages. Após esta reunião foram apresentados ao Bispo os dois projetos (religioso e o caritativo/social). Ambos os projetos foram aprovados pelo Bispo que na ocasião sugeriu algumas alterações que serão feitas. Com a aprovação e a benção do nosso Bispo diocesano Dom Guilherme deu-se inicio a ambos os projetos.

 

No dia 06/04/2021 foi feito uma visita ao gabinete do prefeito e apresentados ambos os projetos, conforme foto abaixo.


 

Foto 06:Reunião no Gabinete do Prefeito Giovani Nunes 
em 06 de abril de 2021

Foi uma visita bem proveitosa e com frutos promissores, onde foi possível apresentar os projetos (religioso e caritativo/social) e conversar sobre o potencial do turismo religioso para a cidade de São Joaquim e também sobre o projeto caritativo/social para construção de casas populares no terreno da paróquia para beneficiar famílias carentes conforme o objetivo deste projeto apresentado inicialmente.

 

A Paróquia de São Joaquim agradece ao Prefeito Giovani Nunes e a todas as secretarias envolvidas pela disponibilidade em nos atender e pela parceria nestes projetos.

 

No dia 26/04/2021 foi feita uma visita a Câmara de Vereadores de São Joaquim


 Foto 07: Pe. Victor juntamente com o Diác. Pablo, Marlete, Darlan e 
Agnaldo visitam a Câmara de Vereadores de São Joaquim e apresentam os
 dois Projetos da Paróquia.

 

A Paróquia de São Joaquim agradece a Câmara Municipal de Vereadores de São Joaquim pela acolhida, pela escuta dos projetos e pelo interesse demonstrado por todos os vereadores presentes e pelo zelo em tudo o que envolve a cidade de São Joaquim.

 

Ao acessar o link abaixo, podeis rever a apresentação dos projetos na Câmara:  https://www.camarasaojoaquim.sc.gov.br/tvcamara/videos/TV_Camara/0/1255/

 

 No dia 30 de abril de 2021 – Visitamos em loco o terreno da Capela conforme fotos abaixo.  

  

                                                                                                                                                                 Foto 08: Pe. Victor e Prefeito Giovani.



 Foto 09: Pe. Victor, Prefeito Giovani, Darlan (Coordenador do CPC) e 

Agnaldo (Coordenador da Pastur). 

                Foto 10: Prefeito Giovani, pe. Victor, Marlete (Coordenadora do CPP), 

           Agnaldo, diác. Pablo e Darlan.


 

  Foto 11:Antônia, Marlete, Vera, Vereador Antônio Dalton Vereador  Márcio

Eron, Agnaldo, diác. Pablo, Darlan, pe. Victor,Vereador Teodoro Nunes, 

Prefeito Giovani Nunes, Vice-prefeita Ana Melo, Secretaria do 

Planejamento Sheila, Secretaria da Assistência Social Marilda, 

Engenheiro Luciano e Milena.


          

Nesta visita, foram discutidos os pontos fortes e fracos do terreno. Foi visto a necessidade de melhorar a estrutura da coleta e o tratamento das águas residuais no que se refere ao saneamento básico e drenagem pluvial.

 

A Paróquia de São Joaquim agradece ao prefeito Giovani Nunes pela presença juntamente com todos os envolvidos para que se possa fazer algo para beneficiar a comunidade e as pessoas carentes.

 

Em breve em parceria com a prefeitura municipal irá se efetuar a preparação do terreno no que se refere a terraplanagem, medição do terreno, topografia e a planta das casas.

 

No dia 13/06/2021 - segundo domingo do mês, foi feito a prestação de contas na celebração dominical também foram partilhados as doações recebidas.

 

No dia 22/06/2022 – foi efetuada a limpeza em todos os terrenos, tirado os materiais não aproveitáveis e a terraplanagem do primeiro terreno a ser construído. Gratidão a prefeitura municipal e a secretaria de planejamento e obras pelo serviço prestado a comunidade Joaquinense no intuito de construção das casas para beneficiar as famílias carentes. Abaixo fotos do terreno durante e após o trabalho prestado.


                                                                          Foto 12: Limpeza do terreno.

                                         Foto 13: Retirada dos materiais não aproveitáveis.

                                                Foto 14: Terrenos limpos.

Foto 15: Primeiro terreno terraplanado para construção das 
primeiras casas conjugadas.


Entre os dias 22 e 24 de Junho foi feito a limpeza no salão da capela juntamente nas salas inferiores para preparar o ambiente para guardar os materiais de construção. Dentro em breve começamos a construção da base para albergar as três casas iniciais.

Na segunda quinzena de julho, o pe. Victor, diác. Pablo, Darlan e o Agnaldo foram confirmar as medidas iniciais dos terrenos, mesmo que de modo amador. Em posse destas informações será feito um pedido a administração municipal para se fazer os devidos encaminhamentos para iniciar dentro em breve as construções.

           Foto 16: Medição provisória dos terrenos.


Foto 17: Medição provisória dos terrenos.


No dia 16 de Agosto recebemos a alegre noticia da doação da DEMARCAÇÃO juntamente com as PLANTAS DAS TRÊS PRIMEIRAS CASAS. Gratidão aos engenheiros civis Neri Antonio Chiodelli e Luciano Broering Alves, ao topógrafo Cleber O. C. Medeiros e ao coordenador de proteção de defesa civil Fabrício Farias Padilha. É o povo de Deus colocando seus dons a serviço e auxilio do próximo. Que o Senhor lhes dê em dobro nesta e na outra vida.


Foto 18: Agradecimento da demarcação e das plantas das três 
primeiras casas.

Neste mesmo dia (16/08/2021) fomos recebidos no gabinete do prefeito Giovani para tratar sobre a Drenagem do terreno e a possibilidade de isenção ou diminuição de algumas taxas, visto que estas casas servirão para beneficiar famílias carentes.

 Logo que a demarcação, plantas e questões burocráticas estiverem resolvidos iniciaremos a construção das primeiras casas.

 No dia 02/09/2021 a paróquia de São Joaquim foi AGRACIADADA com a oferta da BETONEIRA para a construção destas casas populares. A doação é de forma anônima. Muito nos alegra todos os gestos de caridade e que o Bom Pastor Jesus Cristo em sua infinita bondade conceda muita saúde, paz, proteção e prosperidade.



Neste dia 21/09/2021 partilha-se que os projetos das três primeiras casas estão praticamente prontos, faltando somente alguns acertos.


Vídeo 01


Vídeo 02

  

No dia 30/10/2021 a empresa SOLO PLANO TERRAPLANAGEM de São Joaquim, esteve no terreno para fazer uma segunda terraplanagem para preparar o terreno para que se possa iniciar a construção das três primeiras casas. As fotos abaixo são do serviço caridoso efetuado para a comunidade.



Foto 21: Terraplanagem do primeiro terreno.



Foto 22: Continuação da terraplanagem.


Foto 23: Continuação da Terraplanagem.


Foto 24: Logo da empresa Solo Plano Terraplanagem.


No mesmo dia da terraplanagem, estávamos em formação catequética com o padre Carlos e a equipe diocesana de catequese juntamente com alguns catequistas das paróquias vizinhas de Painel e Bom Jardim da Serra. Após o almoço fomos dar uma olhada no terreno.


Foto 25: Equipe diocesana de catequese e catequistas.


No dia 05/11/2021 fomos ao terreno preparar o ambiente com cavaletes, instalação hidráulica e elétrica para iniciar as construções.

Com alegria começamos a construção concreta no dia 18/11/2021 (quinta-feira). Abaixo a foto do terreno com a preparação das primeiras casas.


Foto 26: Inicio das construções.

Dia 09/12/2021 – Estivemos (pe. Victor e pe. Pablo) nos estúdios da Rádio Difusora FM, com a presença dos diretores Juliano e Volnei e do Joãozinho construtor para discutirmos a parceria na construção da segunda casa deste projeto caritativo. A segunda casa receberá o nome de CASA RÁDIO DIFUSORA. Após uma breve apresentação, conversa amiga, tomamos um cafezinho e estivemos ao vivo na rádio para divulgar esta belíssima iniciativa e parceria com a rádio difusora, vale lembrar que a rádio difusora é parceira da evangelização com a Paróquia de São Joaquim á 58 anos, desde sua fundação. Benção de Deus como bem dizia o saudoso Monsenhor Blévio Ozelame.

 

Logo após tiramos uma foto na frente dos estúdios e no terreno da capela Madre Paulina (cf. fotos abaixo).


Foto 27: CASA RÁDIO DIFUSORA (segunda casa do projeto).


Foto 28: No terreno onde será construída a segunda casa.


 Foto 29: Continuação.

Foto 30 - Continuação.

Foto 31 – Continuação.

Dia 13 de Janeiro de 2022 – Queremos partilhar a foto abaixo da construção da primeira casa. Como pode-se ver, as paredes já estão levantadas.


Foto 32 – Paredes levantadas da primeira casa.


Boa noticia - a CARLTON INSTAÇÕES ELÉTRICAS E POSTES DA SERRA presenteou este projeto com a doação de um KIT PADRÃO com três caixas monofásicas para colocar neste primeiro lote. A foto abaixo é ilustrativa. Gratidão a estas empresas na pessoa de Erineu Novach.


                  

          Foto 33: Kit padrão com três caixas monofásicas.





Foto 34: Logo Carlton Instalações Elétricas e Postes da Serra.


Boa noticia – A prefeitura de São Joaquim fez uma doação de 700 blocos estruturais para fazer o muro de contenção no terreno (pois o terreno tem declive muito acentuado). Gratidão à administração municipal e ao prefeito Giovani Nunes e todas as secretarias envolvidas.


Foto 35: Blocos estruturais para muro de contenção.

No dia 17 de Janeiro de 2022 iniciamos a construção do muro de contenção, necessário para se concluir a primeira casa e dar andamentos as próximas duas casas.

No mês de Fevereiro / 22 – iniciamos a construção da segunda casa que será chamada CASA RÁDIO DIFUSORA. A Difusora vai entrar com o material e a Paróquia de São Joaquim com a mãe de obra.

Achou-se melhor iniciar a segunda casa para se aproveitar a mão-de-obra (quando o tempo for bom o trabalho será na segunda casa ao ar livre que está se iniciando, quando o tempo for de chuva o trabalho será na primeira casa já coberta, desta forma, pode-se trabalhar tanto em tempo bom quanto em tempo de chuva e frio).

No dia 15 de Março / 22 – Abaixo a foto da primeira casa (CASA CUSTÓDIA TERRA SANTA) coberta, rebocada (dentro e iniciada por fora) e o inicio da base da segunda casa (CASA RÁDIO DIFUSORA). Estamos iniciando o muro de contenção e fazendo o desmembramento dos terrenos para instalar a energia elétrica e água.


Foto 36: Primeira Casa (Casa Custódia Terra Santa).

Foto 37: Casa Custódia Terra Santa.

Foto 38: Inicio (base) de segunda casa (Casa Rádio Difusora).

Foto 39: Inicio da segunda casa.

De Maio a Agosto – Foi necessário parar a obra por quatro meses, porque foi necessário realocar os funcionários da Paróquia para fazer a adequação das 27 capelas nas normas dos bombeiros (placas de sinalização e indicação extintores e readequação elétricas das mesmas. 

De Agosto a Dezembro de 2022 - Foi reiniciado as obras, vale lembrar que, em vista da necessidade, os funcionários trabalham três dias por semana nesta obra (construção das casas) e dois dias por semana trabalham nos serviços da paróquia no que se refere à Igreja Matriz na conservação, manutenção e limpeza e tudo o que se refere à paróquia, capelas e casa paroquial. Neste período foi feito o muro de contenção em volta de todo o terreno, bem fortificado, para que se possa fazer duas casas por terreno.



Foto 40: Muro de contenção e base finalizada da segunda casa.


09 de Janeiro de 2023 – Nesta data, conforme as fotos abaixo, pode-se notar, que a Primeira Casa está em vias de finalização, POR DENTRO já está praticamente terminada (janelas e portas colocados, azulejo e pisos colocados), POR FORA iniciamos o reboco e o muro hoje. A Segunda casa, também já foi iniciada, a base já está concluída, conforme a foto abaixo.


Foto 41: Muro de contenção e base finalizada da segunda casa.


Acompanhe o andamento deste projeto conosco.

Peregrino - Se puder, ajude com sua doação, pode ser em material de construção (cimento, tijolo, tinta, caixa d’agua, canos, tinta) ou em valor financeiro. Da nossa parte, mensalmente é feito a prestação de contas à comunidade na missa do dizimista do segundo domingo de cada mês.

 

Como já dizia são Felipe Neri – “Sejas bom se puderes”.

Paz e bem!